As Yaras terão quatro partidas internacionais nos próximos meses: Americas Rugby Trophy feminino no Brasil em junho e qualificatório para o WXV (a nova liga mundial) na Colômbia em julho.
Entre os meses de junho e julho, o Brasil enfrentará quatro desafios internacionais. Entre os dias 3 e 11 de junho, o Brasil receberá o Americas Rugby Trophy feminino com as seleção de Estados Unidos XV (M23) e Colômbia visitando o país. Serão duas partidas para as Yaras, em locais a serem em breve anunciados.
O Americas Rugby Trophy servirá como preparação para as Yaras viajarem à Colômbia em julho, onde encararão dois test matches contra as Tucanas, nos dias 5 e 9, valendo classificação ao WXV, a nova liga mundial. O WXV é a competição criada pelo World Rugby, a federação internacional, com o intuito de fomentar o desenvolvimento do rugby XV feminino de ponta, antes da Copa do Mundo de 2025, que será expandida de 12 para 16 participantes. Com isso, o WXV colocará em campo no segundo semestre (em datas a serem confirmadas) as 18 melhore seleções do mundo, separadas em 3 divisões de 6 seleções cada. A América do Sul, isto é, o vencedor de Brasil e Colômbia, terá vaga na terceira divisão (o WXV3).
Em 2022, as Yaras receberam em Mogi das Cruzes a Colômbia, em test match inédito em solo brasileiro, que acabou com triunfo colombiano por 25 a 17. “O objetivo para os próximos duas jogos será ver combinações e a profundidade no plantel. Após o Americas Rugby Trophy, formaremos um plantel para ir a Colômbia e ganhar uma vaga para o WXV e temos meninas que realmente trabalharam duro nos camps. Todos sabem que a pressão está alta e precisamos produzir para alcançar nossas metas”, comentou Arnu Koch “AK” Southey, treinador sul-africano do Brasil.
Americas Rugby Trophy – Feminino – No Brasil
03 de junho – Brasil x Estados Unidos XV
07 de junho – Colômbia x Estados Unidos XV
11 de junho – a definir – Brasil x Colômbia
WXV3 – Qualificatório – Na Colômbia
05 de julho – Colômbia x Brasil (jogo 1)
09 de julho – Colômbia x Brasil (jogo 2)
Via: Brasil Rugby